A menos de seis meses para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta sexta-feira (2), o projeto COB nas Escolas. O objetivo é impactar de forma direta as novas gerações, em especial crianças de 4 a 10 anos, e aumentar a proximidade de cada uma delas com o universo olímpico.
De acordo com o COB, a ideia é aproveitar a chegada dos Jogos de Paris, que terão a Cerimônia de Abertura no dia 26 de julho, para fortalecer o desenvolvimento dos princípios do olimpismo de forma conectada aos pilares da educação e despertar a paixão pelo esporte de forma positiva e inclusiva. Todo o conteúdo voltado para propagar ainda mais os valores olímpicos junto a essa nova geração é fruto do Programa Transforma, com o qual o COB já atua há anos em iniciativas nas escolas públicas brasileiras.
Por meio do modelo de licenciamento, as escolas terão acesso a materiais de apoio para encantamento, conexão e ativações dentro e fora do ambiente esportivo, “sempre com vivências positivas e inclusivas”. O programa contará com uma metodologia de iniciação esportiva desenvolvido em conjunto com a área de Desenvolvimento Esportivo da entidade, que contribui de forma direta no processo de formação dos professores e, consequentemente, na educação dos alunos, impactando diretamente as novas gerações no esporte e na vida.